Picaretagens Quânticas

econvite-pura-picaretagem E chegou o dia!

Ao reabrir o blog eu disse que muitas novidades vinham por aí. Eu me orgulho em apresentar a primeira e talvez maior delas: meu primeiro livro publicado, escrito em parceria com o jornalista paulista Carlos Orsi. Em Pura Picaretagem tratamos de explicar o que é essa tal de física quântica — como nasceu, por que nasceu, o que ela diz e por que não é tão misteriosa quanto alguns dizem. E mais, explicamos porque a física quântica de verdade não tem nada a ver com os embustes que se vê por aí em livros e palestras de auto-ajuda.

O mundo está cheio de “Picaretas Quânticos”, pretensos especialistas que adoram usar jargão científico para confundir o cidadão leigo. Daí aparecerem buzzwords tais como “ativismo quântico”, “cura quântica” e tantas outras bobagens. Quem nunca ouviu um amigo ou parente, ou nunca assistiu um vídeo na internet em que um desses picaretas afirma que “a física quântica provou a existência da alma”, ou “a física quântica é o segredo por trás do pensamento positivo”. No livro, Carlos e eu mostramos o arcabouço científico que levou à criação da física quântica de verdade e exploramos algumas de suas consequências para mostrar que sim, esse ramo da ciência pode ser contra-intuitivo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Pura Picaretagem nasceu de conversas online com Carlos Orsi, que na época era blogueiro de ciências do jornal O Estado de São Paulo. Em 2010 ele escreveu este artigo, em que tratava justamente desses temas. Na ocasião, o Brasil estava para receber a visita de Masaru Emoto, o famigerado proponente da “teoria” da memória emotiva da água. Em comentários com Carlos via twitter e mensagens pessoais, a ideia para o livro surgiu, e decidimos investir nela. Graças a um contato do Carlos com , conseguimos um acordo com a editora LeYa (a mesma que publica Guerra dos Tronos no Brasil, olha que chique!) e a bola começou a rolar. O que se seguiu foram três anos de pesquisa, conferências via skype (eu nunca tinha encontrado o Carlos ao vivo, só o conheceria em pessoa por ocasião do lançamento do seu O Livro dos Milagres pela Vieira & Lent, aqui no Rio) e muito trabalho para produzir, revisar e aguardar o processo editorial do livro. De lá para cá Carlos deixou o Estadão (para o prejuízo do jornal, eu acho!), mas mantém um blog constantemente atualizado cuja leitura regular eu mais que recomendo.

Eu sinceramente espero que Pura Picaretagem seja o primeiro de muitos livros — ideias não faltam — nessa senda de obras de ceticismo e divulgação científica. O evento de lançamento será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon aqui no Rio de Janeiro, dia 20 de junho, às 19h. Cliquem no convite virtual abaixo para serem levados à página de Facebook da festa. Aguardamos vocês por lá!

Evento de lançamento de "Pura Picaretagem". Apareça!

Tags: , , , ,

12 Respostas to “Picaretagens Quânticas”

  1. Aniello Greco Says:

    Faltam iniciativas como esta, de divulgação de ciência e ceticismo, no Brasil. Parabéns, realmente.

  2. Daniel Says:

    Até que de uns tempos para cá alguns livros vêm sendo publicados no Brasil com temas de divulgação científica e ceticismo — mas quase não existem publicações *brasileiras*, e essa foi uma das motivações para a obra.

    Se tudo der certo, mais coisas virão!

  3. Juliana Says:

    Haverá versão para Kindle?

  4. Daniel Says:

    Por ora, não. Uma versão para ebooks não está totalmente fora de questão, mas vai depender das vendas do livro físico.

    Enquanto isso, ele está em pré-venda na Livraria Cultura e em outras:

    http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/PURA-PICARETAGEM/42122448

  5. Amálgama | O Telhado de Vidro Says:

    […] planejava anunciar esta novidade primeiro, mas aí veio o livro e é claro que ele ganhou precedência nos destaques. Mas agora é uma boa hora: desde o ano […]

  6. sergiokid Says:

    Daniel, ainda não li seu livro, apenas o folheei, mas já o achei ótimo. Vi em uma livraria sábado e senti um grande alívio. Parabéns pela iniciativa.

    Está faltando exatamente isso no meio de tantos livros sobre “filosofia quântica” ou “como aplicar a física quântica na vida e nos negócios” que vemos por aí, que claramente querem fazer a cabeça das pessoas, que pouco sabem sobre ciência, utilizando termos da moda e formulando novas “teorias”. Em outras palavras, 90% dos livros com a palavra quântica no título são PURA PICARETAGEM.

    Pena que, do lado de seu livro, numa prateleira de EXATAS, tinha um outro livro, de pseudo-ciência, com pura picaretagem…

    • Daniel Says:

      Obrigado, Sergio! Espero que goste do livro todo. Quando terminar de ler por inteiro, volte aqui ou na fanpage do Facebook e deixe seu testemunho :-)

  7. Ofields Says:

    A mais de 10 anos, por gostar muito de física, comecei a ler bastante sobre o assunto, notadamente sobre a física quântica e relatividade, ao longo desses anos, com muito cuidado e persistência, aprendi a depurar o que era “pura viajem” do que era realmente consistente. Cheguei montar mais de 500 slides que se transformaram um projeto de divulgação. Num primeiro momento, pensei ter em mãos um trabalho que poderia ajudar muito a desmistificar e esclarecer ideias básicas sobre o que é a ciência moderna. Mãos obra, comecei a divulgar o trabalho. Houve o interesse de terapeutas, psicólogos e estudantes de áreas humanas em geral de conhecer a proposta. Cheguei realizar uns cinco eventos, que decepção!!! A grande maioria não estava interessada em entender os “meandros da coisa” e desenvolver um senso crítico sobre o assunto, e sim buscar na física idéias que dessem sustentação para suas crenças preconcebidas, como vidas passadas, telepática, vida após a morte, etc. Por ai se entende como é fácil vender enganação e muito difícil divulgar o que é realmente a física e como funciona sua estrutura de pesquisa. Não li o seu livro , ainda, mas já gostei. Parabéns, mesmo!!!!

  8. Mário Takazaki Says:

    Estou esperando a versão MOBI (Kindle) deste livro. Com ansiedade. Conheci o lançamento deste livro no podcast Fronteiras da Ciência onde o autor, pessoalmente, participoul.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: