Inverno 2011

Em 2009 escrevi isto aqui, comentando sobre as propriedades do Solstício e sobre como o Inverno é minha estação favorita. Não obstante o fato que a estação começa um pouco quente para o meu gosto…

Mas espere um minuto. Começar? Por que, exatamente, dizemos que o Inverno começa hoje às 14:16, hora de Brasília?

O calendário civil é uma invenção pragmática, claro; que serve principalmente para regular nossos afazeres cotidianos, tabular as finanças etc. Por conta desse pragmatismo, definiu-se que as estações começam em certos momentos bastante específicos do ano. No caso de hoje, dizemos que o Solstício de junho acontece quando o Sol atinge sua declinação máxima ao norte (algo como 23°26′ N), para em seguida lentamente reduzir a voltar a encurtar a duração das noites — que até ontem estavam se alongando.

A razão para isso, claro, é pura convenção. Se quiséssemos ser mais rigorosos (ou simplesmente mais chatos!), teríamos que dizer que hoje às 14:16 atingiremos o ápice do Inverno, o ponto que algumas culturas chamariam de “meio-do-inverno”. Teríamos um motivo técnico para dizer que a estação “começou” um mês e meio atrás e vai “terminar” daqui a um mês e meio. Por que não fazemos isso? Ora, porque por mais que seja complicado calcular os instantes exatos dos Solstícios e Equinócios, é muito mais complicado determinar quando se dá a passagem do sol pela metade do caminho entre esses pontos da Eclíptica.

Nós aqui marcamos o começo do Inverno. Outras culturas dizem que é o meio. De qualquer forma, é quando fica mais gostoso dormir debaixo das cobertas, de preferência bem acompanhado. Bom Inverno para todos!

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: