A primeira reflexão depois do voto

O Tucanato não entendeu o recado. Do discurso mesquinho de Serra aos comentários acérbicos nas manchetes dos principais jornais, a impressão que tenho é que os líderes – e os eleitores – do PSDB preferirão continuar o enfrentamento em vez da oposição. Isso é ruim: é hora de vigiar e cobrar, sim, mas seria muito importante também entender a razão da derrota. E não foi outra senão a arrogância extrema de Serra.

Preocupa-me muito também o revanchismo e a raiva destilada desde São Paulo. Entendam de uma vez que São Paulo não é o Brasil e que São Paulo não é a única coisa que importa no país. Comentários preconceituosos vindos de lá sobre o papel do Nordeste estão francamente me assustando. Entendam também que, se Dilma teve 55 milhões de votos, se Serra teve 43 milhões, o não-voto em nenhum dos dois foi de mais de 35 milhões e cerca de 26% do eleitorado registrado. Essa multidão ruidosamente silenciosa não aprovou como a campanha foi conduzida. Suspeito que se o candidato do PSDB (e a direção da campanha) fosse outro, o PT teria perdido o Planalto.

E este é o recado que eu gostaria que os dois principais partidos e principalmente seus eleitores compreendam: a batalha passou, mas o país é um só. Não o dividam em nome do cálculo político.

Tags: ,

Uma resposta to “A primeira reflexão depois do voto”

  1. Luiz Felipe Vasques Says:

    “Entendam também que, se Dilma teve 55 milhões de votos, se Serra teve 43 milhões, o não-voto em nenhum dos dois foi de mais de 35 milhões e cerca de 26% do eleitorado registrado.”

    Eu posso falar por mim: eu desisti de votar. Sai da urna com uma sensação ácida no estômago.

    Mas o fator feriado prolongado deve ser levado em conta, quando a eleição é em véspera de.

    Foi o que derrubou o Gabeira por muito, muito pouco, na última eleição pra prefeito, afinal.

    Se isso aqui fosse pra ser a sério, o voto seria apenas o direito, e não o dever. Ai, baseado no grau de abstenções ano após ano, poderíamos saber do real humor do brasileiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: