Para que serve o LHC?

Ontem uma pergunta tão interessante apareceu no meu Formspring (“Pergunte a um Físico“) que não resisti à tentação de respondê-la aqui, onde poderia desenvolver melhor o assunto.

Ei-la:

“Quais as mais loucas possibilidades de grandes descobertas científicas que o Grande Colisor de Hadrons pode oferecer? Portais para realidades paralelas? Antimatéria sci-fi ? Fusão nuclear? Viagem no tempo? Desintegração?”

Obrigado, Cláudio!

Bem, vamos primeiro falar o que o LHC não vai fazer. Não veremos portais para realidades paralelas, nem buracos negros engolindo o planeta, nem viagem no tempo. Por que não? Vamos dar uma olhada no que o LHC realmente faz para ter uma ideia.

O Grande Colisor de Hádrons, LHC na sigla em inglês, é um acelerador de partículas – ele acelera feixes de partículas até quase a velocidade da luz e os faz colidir. A energia resultante dessa colisão (da ordem de 14 TeV quando o aparato estiver a plena potência) é próxima aos níveis que existiam no Universo primitivo, relativamente pouco tempo depois do Big Bang. Isso permite aos cientistas observarem as condições existentes naquela época, o que inclui o comportamento das forças fundamentais e a interação das partículas com a estrutura do espaço-tempo.

Espera-se que o LHC lance alguma luz em questões fundamentais, como por exemplo: a quebra de simetria da força eletrofraca é o mecanismo responsável para a aparição de partículas com massa? Existiu uma única força unificada que mais tarde deu origens às demais forças? A Gravidade pode ser quantizada? Por que a Gravidade é tão mais fraca que as demais forças? Será que isso tem alguma coisa a ver com o Universo ter dimensões extras, comprimidas numa escala submicroscópica? Aliás, tais dimensões extras existem mesmo?

Algumas pessoas não compreendem ou não aceitam que tanto dinheiro seja gasto num aparato tão complexo para se dirigir a questões tão “distantes” do cotidiano. O LHC já custou cerca de 9 bilhões de dólares, dinheiro que o senso comum diz que seria melhor aplicado construindo hospitais, estradas, etc. Tolice! Primeiro, porque os gastos militares são ordens de grandeza maiores. O custo total do projeto do bombardeiro stealth B-2, por exemplo, foi superior a 40 bilhões de dólares, enquanto que cada unidade custa quase 1 bilhão (fonte). Se o público aceita gastos desta magnitude para UM modelo de avião militar, porque deveria achar ruim um gasto muito menor para fins de conhecimento e pesquisa pacífica? E mesmo que o LHC não veja a encontrar o Bóson de Higgs e outros bichos ainda assim o gasto terá sido proveitoso, pois indicará quais linhas de pesquisa devem ser descartadas e quais ainda valem a pena ser perseguidas.

É um dos maiores empreendimentos científicos da humanidade e algo de que todos nós, como espécie deveríamos nos orgulhar.

Tags: , , ,

5 Respostas to “Para que serve o LHC?”

  1. William Says:

    Acabei de ver na net que custou mais de 10 bilhões , depois reclamam que o Brasil gastará 20 em metro, estádio, entre outros para a população e turístas de 2016

  2. Daniel Bezerra Says:

    São coisas completamente diferentes, eu diria.

    Aqui no Rio o Maracanã foi totalmente reformado para o Pan-Americano 2007 e daqui a pouco vai fechar de novo para a reforma da Copa-2014. E não duvido que será mais uma vez reformado para o Rio-2016. Os benefícios concretos de todas essas reformas são no mínimo duvidosos; especialmente considerando que reformas verdadeiramente estruturais — metrô, trânsito, aeroportos, ferrovias — permanece no papel. O LHC, em comparação, já está começando a gerar nova física.

    Prioridades, enfim.

  3. Anônimo Says:

    Bem!Muito obrigada pela ajuda pois o conteudo, esta bem descrito e me informou de uma maneira bem mais facil e dinamica!

  4. sergio dias Says:

    sera possibel q o lhc no dê gravidade no espaço? e quando?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: