Niterói

Antes eu comentei a desgraça das chuvas através da perspectiva de um morador da cidade do Rio de Janeiro que conhece melhor os pontos críticos daqui. Procurei fazer uma crítica mais técnica. Mas há tantos — tantos — outros ângulos por abordar nesta tragédia anunciada, que ter apenas um olhar distanciado me parece pouco.

Assim, eu recomendo fortemente a leitura do artigo de hoje no blog da Traça Falante. E pense bem no que ela escreveu na próxima vez que alguém disser que é fácil remover alguém de uma área de risco, ou que só mora lá gente que não tem noção. Problemas assim são geralmente muito mais complexos do que aparentam.

Obrigado, Ana.

Tags: , , ,

2 Respostas to “Niterói”

  1. Leo Says:

    Daniel,

    Valeu a dica do blog da traça. Só reforço, já que você bem sabe, que o problema é começarmos mais a olhar no espelho. Culpar o senhor prefeito, seja ele Eduardo Paes (Rio) ou J.R. Silveira (Niterói) e seus respectivos aliados é só nos atribuir a culpa duplamente. Culpa pela falta de cidadania por conta de ocupação ilegal, por jogar lixo, claro, mas principalmente por deixar que estas pessoas continuem no poder. Não adianta ficar falando que “mas não adianta mesmo, pois há o voto de cabresto, voto comprado, etc”. São não conseguirmos usar a tragédia para gerar a mudança, é porque não vamos conseguir mudar nunca.

  2. Daniel Says:

    Leo,

    Você tem razão, é claro. Mas o grande problema é que o sistema atual é viciado. O político nada faz porque sabe que pode se eleger de novo com colares e espelhinhos. O povo nada cobra porque está cansado de promessas que nunca são cumpridas. Os indignados da sociedade não raro miram nos alvos errados, criticando a “alienação” do povo, etc. E depois da chuva sempre vem o sol, e voltamos a jogar lixo nas ruas e quando chover forte de novo teremos mais mortes. É assim há 50 anos.

    Penso que apenas a educação vai reverter esse quadro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: