Provas unificadas

Ocupado com alguns estudos, acabei esquecendo de comentar uma notícia que chegou até mim na quinta-feira: as provas de admissão aos programas de pós-graduação no estado do Rio de Janeiro serão unificadas a partir de 2010. O anúncio oficial foi feito na página do CBPF.

Não sei ao certo ainda do que pensar disso. A ideia parece muito boa, não apenas pelo aspecto de economia de tempo e recursos que um processo unificado representa, mas também pelo fato que talvez isso atraia mais gente para o processo de seleção. A UERJ e, segundo ouvi, a UFRJ, encontravam dificuldades para preencher todas as vagas oferecidas por ano. Um professor da Federal me disse que o instituto andava buscando candidatos entre as Engenharias, para se ter uma ideia. Afinal, com uma única prova, o aluno agora não precisa planejar sua agenda entre três ou quatro dias de avaliação diferentes em diferentes instituições.

Me chama a atenção o conteúdo das provas, que consistirá em Física Básica e uma questão de Mecânica Quântica. A intenção parece ser de se concentrar mais nos aspectos fundamentais da graduação e menos nas matérias mais avançadas. Por comparação, as provas de Mestrado e Doutorado tradicionalmente tinham questões de Física Estatística, Eletromagnetismo, Mecânica Clássica e Mecânica Quântica.

Cada instituição, entretanto, continuará responsável pela elaboração dos editais e pelos critérios de avaliação. Na prática, isso deve significar que a entrevista e a análise de currículo devem contar muito mais do que já contam para a admissão, visto que a prova parece mais fácil.

Meu questionamento é todo esse: a prova unificada (não obstante o conteúdo cobrado) é uma ótima ideia, mas para quê se dar todo esse trabalho se no final o que conta mesmo é a entrevista? Melhor abolir a prova de uma vez.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: