Inverno

O inverno é minha estação predileta. A temperatura é bem amena e civilizada o bastante para a gente não precisar de ventiladores ou ar-condicionado e nem as roupas ficam desconfortáveis.

Neste ano o inverno do hemisfério sul começou hoje, 21 de junho, às 2:45 da madrugada. Já pensaram como esse momento tão exato é definido? Bem, astronomicamente, é claro! Vamos recordar do princípio: na escola aprendemos que a Terra gira em torno do sol numa trajetória quase circular. Esse movimento de translação define um plano no espaço chamado de eclíptica. Daqui da superfície a eclíptica é uma linha imaginária no céu por onde o sol transita ao longo do ano. Ocorre que o eixo de rotação da Terra (o responsável por termos dias e noites) não está perpendicular com relação à eclíptica, mas tem uma inclinação aproximada de 23°26′. Essa inclinação implica que a altura máxima do sol no céu varia ao longo do ano. Por exemplo: ao meio-dia do solstício de verão no Trópico de Capricórnio o sol vai estar “a pino”; objetos terão uma sombra mínima. Mas no solstício de inverno no mesmo local o sol não vai estar no ponto mais alto do céu, e sim inclinado um bocado mais ao norte. Aqui no Rio de Janeiro estamos quase em cima do Trópico de Capricórnio, então o sol atingiu sua declinação máxima às 2:45, e seu valor foi justamente quase 23°26′.

A palavra “solstício” (do latim “sol parado”) vem deste fenômeno. O sol aumenta sua inclinação com respeito ao equador celeste até atingir um máximo para então se deter e lentamente decrescer esse valor nos dias e semanas seguintes. O cálculo da hora exata dos solstícios não é trivial, embora desde os tempos antigos se saiba como estimá-la com razoável precisão. Os equinócios são muito mais fáceis de calcular, mas deles eu falarei daqui a três meses.

E por que faz mais frio no inverno? Porque a luz do sol batendo de raspão transmite menos calor. Claro que o clima e a temperatura também dependem muito de fatores geográficos e atmosféricos, mas quanto maior a latitude, menor a intensidade do calor do sol.

Vamos curtir o frio e aproveitar as noites mais longas – para dormir ou namorar!

Tags: ,

2 Respostas to “Inverno”

  1. Victor Barone Says:

    Somos dois a apreciar o inverno.

  2. Inverno 2011 « O Telhado de Vidro Says:

    […] 2009 escrevi isto aqui, comentando sobre as propriedades do Solstício e sobre como o Inverno é minha estação favorita. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: