Marte do tamanho da Lua? NÃO!

Eu adoro o mês de junho. É bem mais frio por aqui, é aniversário dos meus pais, ainda dá para curtir uma ou outra festinha junina… mas também é época de uma das mais insanas mensagens de internet que já vi. Pois é por volta de junho que TODOS os anos começa a circular um spam afirmando que em agosto Marte estará “mais próximo que jamais esteve” da Terra, e que será visto “com o mesmo tamanho que a Lua no céu”.

Desnecessário dizer que isso é impossível. E desnecessário dizer que sempre tem um pobre desavisado que cai na esparrela. Mas quando sai no Informe JB de domingo (caderno A, página 4 da edição de 15 de junho de 2009) eu me incomodo e muito. É dever dos jornalistas apurarem uma informação antes de publicá-la; especialmente se se trata de assunto que não dominam. Podem escrever para o sr. Leandro Mazzini (informejb@jb.com.br) e reclamar.

Mas como começou esse spam? Bem, em 2003 Marte esteve realmente próximo da Terra, o mais próximo que esteve em quase 60 mil anos. Só que este “mais próximo” era da ordem de 56 milhões de km – o que, segundo Phil Plait, é apenas uma fração mais próximo do que o perigeu costumeiro do planeta vermelho. A essa distância, ainda de acordo com Plait, Marte apareceria com um diâmetro aparente de 26 segundos de arco no céu, ou cerca de 1/72 do tamanho da Lua. Um ponto, ligeiramente mais brilhante que o normal. (Exercício para os leitores: sabendo que Marte tem aproximadamente o dobro do diâmetro real da Lua, calculem a que distância o planeta teria que estar para ser visto com o mesmo tamanho aparente que o satélite. Se acertarem, vocês verão porque isso é um absurdo).

Ocorre que um pequeno circo midiático foi montado em cima dessa aproximação. Divulgação descuidada se juntou com desinformação e um bocado de má-fé por parte de algum engraçadinho. E desde 2003 todos os anos o mesmo spam começa a circular sugerindo que uma segunda lua vai aparecer no céu em agosto…

EDIT: Graças aos colegas do Clube d’Astronomia: clique aqui para a versão eletrônica do Informe JB deste domingo com a barriga marciana!

Tags: , , ,

8 Respostas to “Marte do tamanho da Lua? NÃO!”

  1. Victor Barone Says:

    Quando pesamos que o fundo já surgiu, o JB mergulha ainda mais.

  2. Luiz Felipe Vasques Says:

    Imagino que o Calife já não esteja a algum tempo no JB…

    Victor: vc ia dizendo sobre churnalismo… :-)

  3. McFly Says:

    É, acho que vocês não ficaram sabendo do mesmo JB propagando – se é que é isso mesmo que se pode dizer – a idéia de que foi um buraco negro que fez sumir o A330 que ia do Rio à França.
    Se tiverem curiosidade, publiquei algo aqui: http://cacarecos.tumblr.com/post/118729637/buracos-negros-uma-meta-explica-o

    E não, não sou geek o suficiente pra me preocupar com html…

  4. Daniel Says:

    McFly, na verdade o Victor Barone aí em cima publicou uma entrada sobre essa outra barriga do JB semana passada. Esta besta que vos escreve duvidou que fosse verdade – num primeiro momento achei que fosse um Fake muito bem feito. Depois dessa do Informe JB, já mudei de ideia…

    Gostei do seu post, aliás, mas não consegui abrir o espaço de comentários!

    • McFly Says:

      Eu tô começando a brincar com o Tumblr, ainda. Entre outras coisas pra separar os espaços. Minha freqüência de textos é baixa, mas os textos costumam ser longos, no caducando (dá uma clicada no meu nick que vai te levar pra outro blog). Enfim, tô justificando o motivo dos comentários não estarem ativados; eu sequer tinha me tocado que havia espaço pra comentários, lá!
      Vou mudar a cara do cacarecos essa semana e, se der, já resolvo a questão dos comentários!

  5. Daniel Says:

    OK! No aguardo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: