Enxergando longe!

Essa é tão incrível que eu custo a acreditar: astrônomos do Instituto Nacional de Física Nuclear (na Itália) criaram uma técnica de observação de planetas extragaláticos. A coisa envolve o fenômeno do microlenteamento gravitacional – no qual o campo gravitacional de uma estrela focaliza a luz de objetos muito distantes.

E parece que o esforço deu certo. A mesma equipe anunciou o que parece ser um planeta com seis vezes a massa de Júpiter na galáxia de Andrômeda. Andrômeda! Dois milhões de anos-luz de distância!

Confiram o paper no arxiv.org e vejam o trabalho deles. Absolutamente fantástico!

Tags: ,

4 Respostas to “Enxergando longe!”

  1. Renata Augusta Says:

    Ler sobre Astronomia é sempre bom pra gente se dar conta de que somos poeirinha no universo, portanto, precisamos aproveitar cada segundo nesse “pequenino” e precioso planeta Terra. Aliás, como a Humanidade teve, e ainda tem, coragem de destruir essa maravilha?

  2. Daniel Says:

    O curioso é que o planeta é totalmente indiferente a nós. Somos apenas mais uma forma de vida – muito arrogante – a infestar a superfície. Se triunfamos ou se desaparecemos não faz a menor diferença no grande esquema das coisas. Então acho que é uma boa idéia cuidar dessa nossa casa e manter uma boa vizinhança com os companheiros de condomínio; porque é tudo o que temos.

  3. Victor Barone Says:

    É, realmente incrível. Gostaria de viver um bom tempo para presenciar alguma descoberta fantástica universo afora, algo que confirmasse nossa pequenez diante dos que se imaginam gigantes.

  4. Daniel Says:

    Barone, assista este vídeo, então:

    http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2009/06/12/scale/

    O legal de trabalhar em Astronomia ou área correlata é que a escala dos números do Universo nos dá um excelente panorama de como somos insignificantes.

    E o incrível é que mesmo assim ainda tem gente que acha espaço para ser marrenta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: