Relatividade Geral no You Tube!

Mais uma vez graças ao Cosmic Variance descobri uma coisa muito legal: a Universidade de Stanford colocou no You Tube um curso introdutório de Relatividade Geral em doze aulas lecionado por Leonard Susskind. Assisti a primeira aula e metade da segunda ontem de noite. Ele começa fazendo uma revisão do modelo newtoniano da gravitação usando apenas rudimentos de cálculo vetorial e física de Ensino Médio de uma maneira tão simples que tenho certeza que a maioria de vocês conseguiria seguir mesmo que nunca tenham visto uma derivada ou uma integral na vida. A matemática nas aulas posteriores fica um bocado mais sofisticada depois, dizem os comentários (ou não seria Relatividade Geral), mas aposto como o bom professor consegue explicar em termos bem leigos. A maior parte da classe parece ser de universitários com apenas um entendimento básico de física, cálculo e geometria, aliás. Lamentavelmente é tudo em inglês sem legendas, mas a qualidade do som é muito boa.

Eu fiquei tão entusiasmado com a ideia que demorei um bocado para dormir. Relatividade, em particular a Teoria Geral, tem fama de ser um bicho de sete cabeças. De fato é uma coleção bastante sofisticada de ideias, mas ao longo da minha graduação descobri que o be-a-bá é muito simples e que depois que a gente fica craque em álgebra tensorial – que não é muito mais difícil do que cálculo com vetores e matrizes, destes que a gente aprende na escola – tudo o mais fica ridiculamente mais fácil.

De fato, a Universidade de Stanford tem um canal no You Tube dedicado a vários cursos online assim. Ainda não tive tempo de olhar tudo o que eles têm lá, o que pretendo fazer em breve, mas a ideia é maravilhosa. Claro que não se pretende com isso substituir o ensino universitário presencial (para não falar no meritório…), mas tornar tudo muito mais acessível e imediato a qualquer um. A própria Secretaria Municipal de Educação tem um ambicioso projeto de Ensino à Distância baseado em várias mídias, principalmente na internet, que eu espero poder contribuir ainda de alguma maneira. Talvez o exemplo de Stanford seja algo a ser olhado mais de perto.

Fica a dica, pessoal! Assistam as aulas do Professor Susskind e aprendam mais um pouco sobre a gravidade! Assim que terminar o curso eu pretendo comentar um pouco mais sobre o assunto em si.

Tags: , ,

Uma resposta to “Relatividade Geral no You Tube!”

  1. Sony Santos Says:

    De fato, é muito legal. Comecei pelo curso de Modelo Padrão (mesmo professor) e agora vou começar a terceira aula de Relatividade Geral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: