Wolfram Alpha

plot3dDesde anteontem está no ar o Wolfram Alpha, um ambicioso projeto dos mesmos criadores do software Mathematica. Diferente de um simples site de buscas como o Google ou de uma enciclopédia editável e aberta como a Wikipedia, o Wolfram Alpha pretende “fazer todo o conhecimento sistemático imediatamente computável para qualquer um”. Em outras palavras, pretende ser não apenas uma enciclopédia fechada e confiável, mas também uma plataforma de cálculos científicos.

Eu experimentei duas buscas simples – Rio de Janeiro e Carlos Drummond de Andrade. O sistema não reconheceu o último, mas sugeriu alguns dados sobre o sobrenome Drummond nos Estados Unidos. E depois de algumas tentativas com o input, achei o que o Wolfram tinha a dizer sobre o Aeroporto Internacional do Galeão.

Mas é na parte de Física e Matemática que a plataforma mostra a que veio. Quer informações sobre a expansão de Taylor de uma função qualquer? Tem lá. Talvez você queira fazer uma integral mais cabeluda – ela te ajuda. Ou ainda calcular o ângulo de Cerenkov de um elétron incidente de 1 GeV no vidro? Fácil.

Minha impressão é que a plataforma não está lá muito afinada ainda. Tentei fazer alguns cálculos de Física Nuclear ali e não obtive resultados, provavelmente por ter fornecido um input de forma errada. Certamente precisa ainda de alguns ajustes. De mais a mais, não é uma versão “para adultos” do Yahoo Perguntas; nem creio que alcançará tão cedo a imensa popularidade da Wikipedia. O Wolfram Alpha e a Wiki são coisas TOTALMENTE diferentes, aliás; parece que não há “artigos” ou “verbetes” no Wolfram, mas uma quantidade de informação técnica. São ferramentas diferentes para usos diferentes. Também não sei se vai ter ampla utilização mesmo nos meios acadêmicos. As Universidades já estão equipadas com o Mathematica ou softwares similares, afinal. Minha aposta é que alunos de graduação se beneficiarão mais disso do que professores ou alunos de Pós. E se os professores de Ensino Médio quiserem se aventurar, é uma ferramenta fabulosa para desenhar gráficos e enriquecer apostilas.

Carl Sagan costumava falar sobre o surgimento da Encyclopedia Galactica. Não sei se seria parecido com isso. Mas pense no que a Wikipedia com um app para o Wolfram seria capaz…!

Tags:

2 Respostas to “Wolfram Alpha”

  1. gigi Says:

    gosteeei gostei!
    fui lá wolfram alpha! mto legal, mas pouco uso para moi!
    vou mandar para um amigo nerd q escreve na época negócios, vc vai gostar do blog dele http://www.tecneira.globolog.com.br/
    várias novidades geeks
    e se quiser mudar de assunto, vai no meu blog: http://www.gigixkiddo.blogspot.com
    bjs
    gi

  2. Daniel Says:

    Obrigado pelas dicas, Gilda! Amanhã vou fazer um post-apresentação dos meus blogs favoritos e o seu vai entrar lá com lugar de honra, é claro :-)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: