Semana FC 2: Caprica

Caprica

Caprica

Caprica se passa 58 anos antes do início de Battlestar Galactica, no zênite do desenvolvimento tecnológico das Doze Colônias de Kobol. No aspecto social, as coisas poderiam ser melhores – as Colônias são desunidas e há movimentos terroristas de cunho religioso. E é em meio a atentados e tragédias pessoais que vemos a criação do primeiro andróide Cylon, a qual só foi possível por meio de um pacto quase faustiano… em mais de um sentido.

Os temas desse episódio-piloto têm muito a ver com o Frankenstein de Mary Shelley. Mas o Dr Graystone não é movido apenas por vaidade intelectual ou pela tragédia – há uma discussão filosófica (muito antiga, por sinal) a respeito de inteligências artificiais e sobre se é possível ao Homem criar vida.

A maior parte das pessoas hoje em dia ainda pensa em termos Dualistas, ou seja, que a Mente é alguma característica intrinsecamente não-física do corpo – a alma, por assim dizer. Uma máquina consciente seria, então, impossível ou na melhor das hipóteses, um simulacro. E aqui entra uma das sacadas mais interessantes de Caprica, que poderia ter saído direto de Alan Turing: “uma diferença que não faz diferença não tem diferença”. Exceto que, é claro, na série vai fazer toda a diferença do mundo.

Eu não espero que Caprica se entregue muito à discussões sobre Dualismo x Materialismo, pois esse tipo de coisa não faz sucesso na TV. Acredito que vá se discutir muito o papel que máquinas inteligentes terão na sociedade e que espécie de direitos civis elas poderiam (deveriam?) ter.

Diferente de sua antecessora, Caprica não deve ter muitas cenas no espaço, nem terá um foco muito militar. Como Galactica, os dramas e a caracterização dos personagens devem ser seus pontos fortes. Fiquei muito impressionado com o design da série, em particular a folha-computador. A série promete! Pena que ainda vai demorar um pouco para estrear nos EUA, quanto mais por aqui. O excelente episódio-piloto foi lançado diretamente em DVD e já pode ser conferido. Não percam! É Ficção Científica de primeira!

Tags: ,

2 Respostas to “Semana FC 2: Caprica”

  1. Velozes e Furiosos « O Telhado de Vidro Says:

    […] do mais, Battlestar Galactica acaba de me apresentar uma prima gostosinha e acho que pode rolar alguma coisa… […]

  2. Não mudou o bastante « O Telhado de Vidro Says:

    […] do mais, Battlestar Galactica acaba de me apresentar uma prima gostosinha e acho que pode rolar alguma coisa… […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: